Blog - 3 vantagens de uma boa alimentação animal

Publicado em 14 de Março de 2017
Tempo de leitura é de aproximadamente 3 minutos

3 vantagens de uma boa alimentação animal


A saúde e a rentabilidade de um animal estão intimamente ligadas à sua alimentação. Quanto melhor for a sua nutrição de um rebanho, balanceada e com todos os ingredientes necessários ao seu metabolismo, mais saudáveis e produtivos serão esses animais.

As vantagens de se oferecer uma alimentação animal de qualidade são inúmeras. Elas vão desde os ganhos com produtividade, redução de gastos com a saúde do rebanho, até uma melhor formação da carcaça na gestação.

Confira abaixo 3 vantagens de uma boa alimentação animal e veja o quão importante é oferecer uma nutrição de qualidade a sua criação.

Mais rentabilidade

Um animal bem alimentado, com todos os nutrientes necessários ao seu organismo como fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, é muito mais rentável do que um animal que se alimenta apenas com o que encontra a sua frente. Isso é extremamente importante, principalmente em culturas como a do leite e da carne, onde a alimentação representa até 2/3 do custo de produção.

Tamanho investimento tem um significado. Uma alimentação de qualidade auxilia na reposição e reparação dos tecidos corporais da criação, gerando ganhos em produtos derivados dessas culturas.  

 

Melhorias no confinamento

A técnica do confinamento é muito utilizada para promover ganhos na hora do abate, ao deixar o bovino por 90 dias nos currais de engorda. Porém só isso e uma alimentação balanceada não são garantia de resultados. Um fator importante, e que influencia diretamente no desempenho do confinamento, é a alimentação da mãe do bezerro de corte durante a gestação. 

Estudos comprovam que uma vaca bem alimentada, inclusive durante a gestação, vai produzir bezerros com melhor formação muscular. Pois entre o terceiro ao sétimo mês, quando se forma o músculo, um nível alto de stress provocado por uma má alimentação, compromete a qualidade da carcaça.

Para evitar esses problemas, o acesso ao alimento de qualidade deve ser garantido do período de gestação da vaca até o desmame do bezerro.

 

Confira nosso post “5 formas de melhorar a alimentação animal” e veja as opções disponíveis no mercado para garantir uma alimentação de qualidade à sua criação.

 

Ganhos em saúde

O cuidado com a qualidade do alimento oferecido ao rebanho deve ser redobrado, pois, a qualidade dos produtos derivados desses animais será tão boa quanto for a sua alimentação. Um animal bem alimentado dificilmente sofrerá com doenças e infecções que possam afetar sua carne, o leite e qualquer outro produto oriundo dele.

Com o acréscimo de que, uma criação bem nutrida está menos suscetível à perda de peso, doenças e infecções que podem tanto reduzir a produtividade quanto a qualidade do produto, fazendo com que o produtor perca mercado.

Quer saber tudo sobre nutrição animal? Baixe o nosso “Guia de Nutrição Animal” e saiba como melhorar a produtividade e a saúde da sua criação!





Deixe um comentário:



CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS OFERTAS