Blog - 5 formas de melhorar a alimentação animal

Publicado em 14 de Março de 2017
Tempo de leitura é de aproximadamente 3 minutos

5 formas de melhorar a alimentação animal


A alimentação é um aspecto importantíssimo de qualquer tipo de criação, seja para abate ou para obtenção de derivados. Porém, quem já enfrentou problemas em seus rebanhos, sabe que só a ingestão natural da criação não é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a um desenvolvimento saudável e adequado do animal.

Confira nosso post3 vantagens de uma boa alimentação animal” para saber mais sobre os benefícios de um rebanho bem nutrido.

Vários fatores influenciam na qualidade do alimento oferecido ao animal, como o tipo de manejo e de pastagem, ou a falta de controle sobre esse processo. Por isso preparamos uma pequena lista com 5 formas simples de melhorar a alimentação animal, que podem ser utilizadas em quase todos os tipos de criações.

Vamos lá?

 

Escolha o tipo certo de manejo

A escolha da maneira que será realizada a criação dos animais é de suma importância para o sucesso do manejo e para a valorização do produto. Na produção de gado de corte, por exemplo, existem pelo menos 3 opções: confinamento, semiconfinamento e suplementação a pasto. Cada uma com benefícios, custos e logísticas próprias. 

Por isso, escolha sempre o manejo mais adequado ao seu produto, região e clima. Isso facilita o trabalho diário e aumenta seus lucros no final do processo.

 

Faça um controle alimentar

Embora as pastagens sejam a fonte de alimento natural de algumas criações, ela não oferece todos os nutrientes necessários ao metabolismo animal, principalmente aqueles criados para abate ou obtenção de produtos derivados.

Por isso, uma análise dos nutrientes oferecidos ao animal é necessária. Seja para identificar e corrigir deficiências ou retirar excessos que podem comprometer saúde da criação. Outro fator que deve ser muito bem regulado é o fornecimento de água de qualidade ao seu rebanho. Pois a falta ou até a pouca qualidade dela, pode gerar distúrbios metabólicos graves, atrasando o ganho de peso ou, em casos extremos, podendo matar o animal.

Caso seja identificada alguma deficiência de nutrientes na alimentação oferecida ao animal, existem algumas formas de preencher essas lacunas e ainda aumentar a produtividade. Conheça algumas delas:

 

Probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas que melhoram a saúde intestinal do animal, facilitando o processo de digestão e absorção de nutrientes. O seu uso como aditivos na alimentação vem crescendo exponencialmente, em grande parte pelos seus benefícios no aumento da capacidade imunológica, no ganho de peso e na produção do animal.

Além disso, eles se fixam a parede intestinal e impedem que os patógenos (micro-organismos que causam doenças) façam isso. 

 

Inoculantes

Outra maneira de garantir uma nutrição completa e de qualidade durante todo o ano, é realizando a estocagem e preservação do alimento, a chamada silagem. Esse processo consiste em estocar suprimentos sem perder o seu valor nutritivo, através da fermentação realizada por bactérias.

Para isso, uma classe de aditivo é essencial: os inoculantes. Eles ajudam no processo de conservação e fermentação do alimento, garantindo a preservação da ensilagem e a predominância das bactérias benéficas ao organismo do animal.

Confira nosso post “A importância do inoculante na ensilagem” para saber mais sobre esse tipo de aditivo.

 

Suplementação Mineral

Minerais são indispensáveis na dieta animal, significando cerca de 1% do que ele ingere durante todo dia. Esses elementos são muito importantes na fisiologia e no metabolismo, atuando em funções como crescimento, ganho de peso e reprodução.

Para evitar problemas que prejudiquem o crescimento e a engorda do animal, se faz necessária à suplementação mineral, para completar a sua alimentação. Bastante conhecidos no mercado, esses suplementos (os chamados Sais Minerais) são indicados para fazer essa reposição conforme as deficiências de cada rebanho e região.

Quer saber tudo sobre nutrição animal? Baixe o nosso “Guia de Nutrição Animal” e saiba como melhorar a produtividade e a saúde da sua criação!





Deixe um comentário:



CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS OFERTAS