Publicado em 14 de Março de 2017
Tempo de leitura é de aproximadamente 3 minutos
Como qualquer processo que envolva o manejo da nutrição animal, a ensilagem requer alguns cuidados, seja na hora de escolher o alimento a ser estocado ou na hora de decidir qual inoculante utilizar. Porém outro processo que levanta dúvidas do pecuarista, principalmente daquele que está fazendo silagem pela primeira vez, é como aplicar o inoculante.
Confira mais dicas no nosso post “Como escolher o inoculante certo para a sua silagem”.
Saiba abaixo como realizar esse processo da forma correta:
Kera Responde
Para um melhor resultado, o inoculante biológico deve ser pulverizado ou aspergido no material a ser ensilado. Pode-se fazer isso usando uma bomba costal ou aplicador com bomba dosadora acoplada a máquina de ensilar.
A concentração a ser usada vai depender do inoculante utilizado, bem como da sua concentração no material a ser ensilado. Os inoculantes bacterianos sempre devem ser diluídos em água, de acordo com a recomendação do fabricante.
Dica: Sempre que possível, dê preferência para o aplicador com bomba dosadora acoplada a máquina de ensilar. Ele promove uma excelente homogeneidade de aplicação, usando em média, 2 litros de calda por tonelada de material ensilado.
Gostou dessas dicas? Acesse nossa página e se inscreva gratuitamente em nossos vídeos sobre Inoculantes e Silagem. Nele você vai conferir vídeos exclusivos de especialistas da Kera Brasil sobre o assunto, além de dicas de como escolher o melhor inoculante para você.